
O novo motor da Volkswagen vai além da inclusão do comando duplo de válvulas. É um propulsor totalmente novo, da mesma família do EA111, o motor 1.0 12V, utilizado no Fox Bluemotion e no Up!.
Num período em que o Gol, então líder de mercado, vem sofrendo com o avanço da concorrência, a nova versão 1.6 16V traz um novo alento nas versões mais caras onde a equação potência e eficiência têm sido de vital importância.
Chamado pela Volks de MSI, o EA211 tem o bloco de alumínio como no EA111, permitindo uma redução de peso de cerca de 15kg, segundo a montadora. Bielas e virabrequins também passaram pela dieta. O motor no geral além de mais leve, está mais silencioso devido ao menor atrito das peças móveis. Por conta dos balancins roletados no acionamento das válvulas e o duplo circuito de arrefecimento, o EA211 1.6 16V pode alcançar temperaturas mais elevadas fazendo com que o óleo do motor trabalhe de forma menos ruidosa em rotações mais altas. Outra novidade importante, é a inclusão de um inédito radiador de óleo. O novo motor, será inicialmente oferecido no Gol Rallye e na Saveiro Cross, versões topo-de-linha da gama. O sedan Voyage, por enquanto, permanecerá com o 1.6 8V de bloco de ferro fundido.
Fotos: Divulgação VWB


Nenhum comentário:
Postar um comentário